Ingredientes:
1 xícaras ( chá) de água morna
1 xícara (chá) de leite de soja morno
1/2 xícara ( chá) de óleo de girassol
3/4 xícara (chá) de aveia em flocos fino
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) rasa de sal
2 colheres ( sopa) de fermento biológico
Farinha até dar ponto aprox. 1 kg
Para levedar:
Coloque 1 xícara de leite morno em uma tigela grande ( eu coloquei 1 xícara de água morna e acrescentei 2 colheres de leite de soja em pó sem sabor).
Adicione 1 colher de açúcar e o fermento, em seguida coloque 3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo, misture bem e deixe levedar até que dobre o volume aproximadamente 5 minutos.
Modo de preparo da massa:
Logo que a mistura levedar acrescente os demais ingredientes, coloque o óleo, a água, a aveia, as 2 colheres de açúcar, o sal e vai colocando a farinha aos poucos. Misture bem e sove a massa em superfície lisa deixando-a macia e levemente grudenta. Unte com um pouquinho de óleo a superfície e continue sovando bem.
Volte a massa na tigela cubra com um pano e deixe crescer até dobrar o volume aproximadamente 30 minutos.
Abra a massa, estique em uma forma com uma espessura média ( não pode ficar muito fina e nem muito grossa) e com auxílio de um cortador forme círculos retirando o excesso da massa. Se preferir faça pizzas grandes também ficam ótimas.
Depois de abrir no formato desejado deixe crescer um pouquinho e coloque para assar em forno médio.
A massa terá que dar apenas uma pré assada retire do forno antes mesmo dela dourar. Em seguida coloque molho de tomate e o recheio da sua escolha. Eu fiz dois sabores: de palmito com ervilhas e palmito com ervilhas e queijo vegano.
Os dois ficam ótimos.
Essa massa é bem leve e você pode congelar. Se for congelar a massa grande você pode cortar ao meio para ficar melhor para guardar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário